Semana do Brasil: comércio se prepara

Entidades do setor em Bauru discutem como será a campanha para ajudar a alavancar vendas entre 3 e 13 de setembro

As entidades do comércio em Bauru iniciaram preparativos para a Semana do Brasil, prevista para ocorrer entre 3 e 13 de setembro. Em sua segunda edição, a iniciativa  ainda está sendo discutida e deve adotar tom moderado e online nas ações promocionais, em razão da pandemia. É o que afirmam a Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Bauru (Sincomércio).

Nos próximos dias, a CDL e a Acib consultarão a prefeitura sobre a ação e a possibilidade de extensão dos horários de funcionamento do comércio de rua e shoppings, assim como ocorreu no Dia dos Pais.

Criado pelo governo federal com objetivo de estimular e a economia, o evento comemorativo ao feriado da Independência do País (7 setembro) ficou conhecido como uma espécie de Black Friday verde e amarelo prolongada. Em 2019, a iniciativa foi responsável por um crescimento de até 11% nas vendas.

DE FORMA TRANQUILA

Nesta edição, a Semana do Brasil deve adotar tom moderado. “O objetivo é promover e estimular as vendas de forma tranquila, sem aglomeração. Semelhante ao que já aconteceu no Dia dos Pais”, cita Reinaldo Cafeo, presidente da Acib. “A ideia é que os empresários possam colocar suas ofertas, mas não de maneira agressiva, como aquela situação do ‘desconto só hoje’, que forma filas”, acrescenta.

A Acib prepara um material para auxiliar as empresas e também disponibilizará seu canal digital, o “compreembauru. com”, de forma gratuita, para estimular promoções online.

Consultor jurídico da CDL, Elion Pontechelle Junior diz que a entidade planeja distribuir faixas da ação pelo Calçadão da Batista e atuar na conscientização para o respeito das regras sanitárias. “A data da ação foi estendida para dez dias justamente para evitar a concentração de consumidores no período. E, por isso, as promoções e descontos também devem ser escalonados e estendidos”, observa Pontechelle. A plataforma online “CDL Bauru Shop” também segue disponível aos comerciantes para estimular as vendas online.

NOVO CONSUMIDOR

O Sincomércio, por sua vez, realiza uma enquete para ter a dimensão de quantas empresas deverão aderir à Semana do Brasil e saber se os empresários estão dispostos a abrir aos domingos e feriados.

Walace Sampaio, presidente da entidade, ressalta que a ação deste ano deve ser diferenciada e direcionada ao “novo consumidor”. “O empresário não deve só redobrar os cuidados com a higienização e organização
do estabelecimento para obedecer aos decretos. Ele precisa se conscientizar que o novo consumidor quer se sentir seguro no ambiente de compras”, comenta. “Ele também exige mais respeito e consideração. Ofertas irreais são inadmissíveis”, destaca.

No Sincomércio, as vendas online são movimentadas por meio da plataforma “Não Para Bauru”.

O decreto em vigor hoje, em Bauru, coíbe campanhas promocionais que gerem aglomeração de pessoas, e recomenda o estímulo das vendas promocionais por plataformas digitais e com entrega delivery. Secretária do Planejamento, Letícia Kirchner afirma que a campanha em questão ainda será analisada, de acordo com as solicitações feitas pelas categorias.

por Marcele Tonelli
Jornal da Cidade