Comércio abrirá pela primeira vez em um aniversário de Bauru

O aniversário de 124 anos de Bauru terá mais um diferencial, além das comemorações, que ocorrerão de maneira virtual.

Pela primeira vez, o comércio de rua abrirá no feriado deste sábado (1), das 10h às 16h, na tentativa de correr atrás do prejuízo provocado pela quarentena (veja o expediente dos demais serviços no quadro). A decisão conta com a anuência da prefeitura, que ressalta a necessidade de respeitar as recomendações sanitárias.

Consultor jurídico da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Bauru, Elion Pontechelle Júnior informa que o aniversário da cidade nunca esteve presente no calendário promocional do comércio local, organizado pela entidade.

Contudo, Elion reforça que o atual cenário fez com que a instituição mudasse de ideia. “Nós acreditamos que haverá certo incremento nas vendas, porque as comemorações ocorrerão pela Internet e o pessoal quer sair de casa”, argumenta.

Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Bauru e Região, Walace Garroux Sampaio, afirma que a abertura será facultativa, mas grande parte dos lojistas optará por atender ao público.

Ainda segundo ele, as micro e pequenas empresas deverão funcionar sem os colaboradores, até aquelas situadas nos shoppings. “Os familiares dos proprietários darão uma força, afinal, as vendas da data não compensarão o pagamento dos empregados”, defende.

Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura esclarece que deixou facultativa a abertura do comércio neste feriado municipal. Porém, destaca que aqueles que optarem por atender ao público precisarão respeitar os decretos e protocolos sanitários.

SHOPPINGS
Gerente-geral do Bauru Shopping, Ivan Mouta informa que as lojas e a praça de alimentação do empreendimento funcionarão neste feriado, das 13h às 19h, conforme recomendado pelo decreto municipal mais recente.

Em relação ao Boulevard Shopping Bauru, a assessoria de imprensa do local adianta que as lojas e a praça de alimentação ficarão abertas ao público no mesmo horário, das 13h às 19h. Os dois centros de compras sempre funcionaram no aniversário da cidade, mas das 14h às 20h.

CONVENÇÃO COLETIVA
De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bauru Sincomerciários Bauru), a entidade recomenda às empresas que resolverem abrir as portas e solicitar o trabalho dos funcionários o respeito à convenção coletiva da categoria.

O acordo prevê o pagamento de indenização, cujo valor varia conforme o porte dos estabelecimentos, a folga compensatória dentro de 90 dias e o vale-transporte para o deslocamento neste feriado.

por Cinthia Milanez
Jornal da Cidade