Com mais efetivo nas ruas, PM irá orientar ‘presas fáceis’ de ladrões
Notícias

Com mais efetivo nas ruas, PM irá orientar ‘presas fáceis’ de ladrões

173Visualiazação
Comandante da 1.ª Companhia, Bruno Mandaliti afirma que a PM priorizará locais onde há comércio

“A ocasião faz o ladrão”. Com o intuito de prevenir os pequenos furtos, bastante comuns nesta época de Natal, a Polícia Militar (PM) conversará com os munícipes distraídos e dará orientações para a sua segurança. A corporação dará início à Operação Papai Noel no próximo dia 6. A ação, que ocorrerá em Bauru e outras 18 cidades da região, só terminará em 24 de dezembro deste ano.

Comandante da 1.ª Companhia, o capitão Bruno Mandaliti Scarp revela que, só da sua unidade, 650 policiais militares trabalharão nos 19 dias de operação. Eles estarão distribuídos, principalmente, em áreas onde há comércio, como o Centro e a Zona Sul. O Mary Dota também terá aumento de efetivo.

De acordo com ele, a maior novidade da ação consistirá na orientação de munícipes distraídos. “Geralmente, as pessoas deixam de se atentar à própria segurança enquanto observam as vitrines das lojas. Os policiais foram orientados a chamar a sua atenção, pedindo que fechem a bolsa ou evitem expor objetos de valor”, explica.

Ainda segundo o oficial, a Operação Papai Noel, em Bauru, contará com a participação da 1.ª, 3.ª e 4.ª Companhias, da Força Tática, do Helicóptero Águia e da Polícia Militar Rodoviária. Além do reforço ordinário, a corporação também trabalhará com a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem).

Para o capitão Mandaliti, as ocorrências mais comuns nos dias que antecedem o Natal correspondem aos pequenos furtos. Por isso, ele orienta os consumidores a entrarem nas lojas para ver os produtos, afinal, boa parte dos estabelecimentos tem câmeras de vigilância ou segurança privada.

Se o crime já aconteceu, o indicado é procurar pelas Bases Comunitárias, que funcionarão 24 horas por dia.

RÉVEILLON

Depois que o Natal passar, a PM dará início à Operação da Virada, que ocorrerá entre 30 de dezembro deste ano e 1 de janeiro de 2020. Neste período, haverá 70 policiais militares em regime de plantão da 1.ª Companhia.

Para se ter ideia, todo o efetivo do Pelotão de Trânsito, também vinculado à 1.ª Companhia, trabalhará na passagem de ano. Neste caso, o principal objetivo será coibir o abuso de bebidas alcoólicas e outros entorpecentes.

Na região de Bauru, a ação ficará por conta da 2.ª, 5.ª e 6.ª Companhias, sediadas em Pirajuí, Lençóis Paulista e Pederneiras, respectivamente.

SERVIÇO

Se alguém tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato através dos telefones (14) 3232-1516 (Base Centro), (14) 3227-6266 (Base Sul) e (14) 3203-6165 (4.º BPM-I). Em casos emergenciais, é preciso acionar o 190.