Notícias

Bauru terá Ronda Escolar Municipal

176Visualiazação
Prefeitura divulgou imagem ilustrativa de como será a viatura da Ronda Escolar Municipal

Edital de licitação para contratação do serviço está no Diário Oficial de hoje (18/05/2019); cidade será dividida em quatro setores, cada um com seis vigilantes

24 HORAS POR DIA Em revezamento, seis vigilantes ficarão em cada setor, sendo dois nas bases e quatro motorizados

Bauru contará agora com Ronda Escolar Municipal. O prefeito Clodoaldo Gazzetta autorizou a abertura de pregão para contratação,via Secretaria Municipal de Educação, do serviço. A ação, vinculada à Divisão de Vigilância da Prefeitura, é parte de uma série de medidas que vêm sendo tomadas no município para aumentar a segurança nas escolas, como a instalação de câmeras, conforme noticiado pelo JC.

Além de patrulhar as imediações das escolas e proteger o patrimônio público, a proposta da prefeitura é de que os vigilantes mantenham contato direto com a população e criem um envolvimento com a comunidade, com a intenção de oferecer um serviço mais adequado a cada região de Bauru.

SETORES

A cidade será dividida em quatro grandes setores,cada um com seis vigilantes, sendo dois nas bases e quatro motorizados. Eles ficarão em regime de revezamento, que permitirá o funcionamento do serviço 24 horas por dia.Cada unidade escolar deverá ser visitada oito vezes ao dia, em média, a cada três horas, além de contar com atendimento a eventuais chamados de emergência.

A Ronda Escolar Municipal vai complementar a segurança nas escolas, que receberam recentemente câmeras e sistema de alarme. Essas ações já surtem efeitos práticos.Segundo a prefeitura,em pouco mais de dois meses de instalação, escolas de regiões consideradas críticas, como Fortunato Rocha Lima, Santa Edwirges e Parque Roosevelt,onde havia em média dois furtos por semana, não registraram mais esse tipo de ocorrência. Assim com oas escolas de bairros como José Regino e Redentor,onde houve uma queda de cerca de 80% nos casos.

‘MAIS SEGURANÇA’

“A Ronda Escolar não só vai trazer mais segurança para as escolas e alunos,mas também vai unir e mobilizar a população em uma ação de segurança que envolve toda a comunidade”, destacou Gazzetta.As diretrizes para contratação de Ronda Escolar Municipal estão contempladas no Edital 564/2018,Pregão Eletrônico 433/2018(que será realizado no dia 31 de maio, às 9h), publicado no Diário Oficial de hoje. 18/05/2019 (DOM-BAURU)