Atendimento: [14] 2106-7070
Faça sua consulta ao Boa Vista SCPC
Para maior segurança, mantenha sua senha em sigilo, e em caso de mudança de operador solicite uma nova senha.

BAURU CONTRA A DENGUE

O município de Bauru, neste ano, já registrou 4.875 casos de dengue e 10 óbitos. Mesmo com constantes alertas à população, o trabalho contínuo de controle ambiental realizado desde o segundo semestre de 2018 e a cidade em estado de emergência, ainda existe a presença de criadouros em muitos imóveis do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor do vírus da dengue.

O número dos atendimentos nas unidades de urgência e emergência subiu em grande escala, atingindo mais de 100 mil atendimentos só nos dois primeiros meses deste ano. Entre as várias ações, foi criado um Posto Avançado de Dengue (PAD), especialmente destinado aos casos mais graves, mudança dos horários de atendimento nas unidades de saúde municipal, aumento do quadro dos profissionais de saúde, retomada dos ‘fumacês’ utilizando a Nebulização com Equipamento Acoplado a Veículo (NAV) em parceria com a SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias.

Os dados estatísticos apontam que cerca de 80% dos mosquitos se proliferam dentro das residências,onde há a presença de recipientes e condições ideais para o vetor se procriar.

Por esse motivo é que o empenho e a colaboração efetiva das organizações, instituições e sociedade civil é indispensável para o auxiliar no controle da doença. De acordo com a Divisão de Vigilância Ambiental do município,todos os moradores, proprietários de imóveis com edificações habitadas e desocupadas ou de imóveis sem construções devem providenciar não só a capinação dos mesmos quando necessário, mas também a retirada de todo o lixo ou entulhos, já que as larvas do mosquito transmissor da dengue se proliferam em qualquer tipo de recipiente que possa acumular o mínimo de água possível, desde tampinhas até garrafas pets, latas, embalagens descartáveis, baldes, pratos e vasos de plantas, calhas, lajes, caixas d’água mal tampadas, pneus, bebedouros de animais e outros.

Intervenção participativa O poder público está executando um Plano de Ação, Mobilização Integrada e Participativa, com o objetivo de envolver empresários e sociedade civil, para uma força-tarefa emergencial ao longo dos próximos 30 dias, que auxiliará na eliminação dos criadouros do mosquito da Aedes aegypti.De acordo com o Departamento de Saúde Coletiva, torna-se necessário oferecer à população medidas de apoio para o descarte de resíduos inservíveis que estão acumulados dentro dos imóveis. O mutirão de limpeza e retirada de criadouros visa estimular os moradores a deixarem materiais inservíveis em frente às suas casas – entre a calçada e a rua – nos dias do mutirão do seu bairro.Essa ação não incluirá a coleta de lixo orgânico – coletado diariamente – e nem entulhos de construções, e recolhimento de galhos de árvores.

Mapa da ação Com base nas informações coletadas e os acompanhamentos ambientais e epidemiológicos dos casos de dengue,foram estabelecidos os setores de trabalhos, conforme divisão utilizada pela Secretaria de Administração Regional.

Mobilização Para a execução do Plano de Ação, Mobilização e Participativa há uma previsão de 9 dias de trabalho para a cobertura total de todos os setores do município.

Para a realização dos 3 ciclos, o que é considerado ideal, serão necessários 27 dias de mutirão de limpeza e retirada de criadouros no município.

Pedimos o apoio da sociedade civil e das organizações para que colaborem e forneçam estrutura necessária para a realização do Plano de Ação, Mobilização Integrada e Participativa – Bauru Contra a Dengue 2019.

Para participar da ação conjunta solicitamos que envie um e-mail para saude@bauru.sp.gov.br, com o assunto”Mutirão Bauru Contra a Dengue 2019″, até o dia 20 de março às 17 h, para a elaboração do cronograma do mutirão.A previsão é de que as ações tenham início no dia 25 de março.Clodoaldo Armando Gazzetta Prefeito de Bauru  José Eduardo Fogolin Passos Secretário Municipal de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé