Notícias

Aplicativo da Zona Azul começa hoje 05/11/2019

145Visualiazação
Gustavo Cardoso, da Emdurb, explica como funciona o app

Agora, para usar as vagas de estacionamento rotativo em Bauru, o motorista terá a opção de recorrer ao celular

Motoristas que precisarem utilizar uma vaga de estacionamento em Bauru poderão recorrer, a partir desta terça (5), ao celular. Por meio de um aplicativo gratuito que pode ser baixado nos smartphones, o usuário terá como pagar pelo serviço no momento em que estacionar ou, ainda, adquirir uma carga de créditos, de qualquer valor, para posterior utilização.

O app Rotativo Bauru integra o pacote de mudanças implantado pela Emdurb para informatizar o sistema de estacionamento rotativo. Conforme o JC divulgou, já estão em funcionamento o talonário eletrônico para elaboração de multas e a ferramenta que permite o pagamento do estacionamento rotativo com dinheiro ou cartão de débito e crédito (leia mais abaixo) junto aos orientadores da Emdurb, os chamados amarelinhos.

Já o pagamento do estacionamento por meio do aplicativo deverá ser feito, exclusivamente, por meio de cobrança automática na fatura do cartão de crédito. Gerente de Infrações de Trânsito da Emdurb, Gustavo Cardoso explica que, além da praticidade, uma das vantagens trazidas pelo app é a possibilidade de validar a prorrogação, na Área Verde, para a segunda hora de estacionamento, mesmo que o motorista não estiver perto do veículo.

“Se ele estiver aguardando consulta em uma clínica médica, por exemplo, poderá pagar pela segunda hora sem sair do lugar. Vale destacar, também, que o usuário poderá programar para receber um alerta quando faltar pouco tempo para o vencimento do tempo de estacionamento: podem ser 20 minutos, 5 minutos, o prazo que cada um preferir”, detalha. Já na Zona Azul (duas horas), a renovação do serviço não é permitida.

Outra vantagem é que não há prazo determinado para o uso dos créditos que o motorista venha a comprar. “Isso elimina uma situação que poderia ocorrer com o talonário de papel, que vinha impresso com três anos de vigência. O saldo inserido no app nunca perde a validade”.

COMO BAIXAR

O aplicativo Rotativo Bauru deve ser baixado na App Store e no Google Play, em celulares que funcionam, respectivamente, com o sistema iOS e Android. Para habilitar o app, o usuário deve preencher o cadastro com nome, CPF, um e-mail válido, número do celular e senha.

Em seguida, receberá um código de segurança, que deverá ser digitado para validação do aplicativo. Na sequência, as placas dos veículos que serão utilizados deverão ser cadastradas.

Para usar o app, o motorista terá de selecionar uma das placas e escolher o tipo de vaga: da Área Verde (uma hora) ou Azul (duas horas). Em seguida, os dados do cartão de crédito deverão ser inseridos. “É importante ressaltar que todo esse trâmite, incluindo o cadastro dos dados do cartão, precisará ser feito uma única vez. Depois, a compra fica mais rápida”, detalha Cardoso.

Segundo ele, o motorista poderá usar mais de uma vaga de estacionamento durante o tempo de vigência do serviço pago, desde que o tipo de rotativo seja o mesmo. “Se, eventualmente, o usuário pagar pela vaga de Área Azul e estacionar na Área Verde, poderá ser autuado”, completa.

Todas as dúvidas sobre as funcionalidades do aplicativo podem ser sanadas por meio do canal Rotativo Bauru no YouTube (http://www.youtube.com/channel/UClE5c-bWb3a6-TX8UYeRkGw). Segundo a Emdurb, ainda não há prazo para extinção dos talonários de papel.

Gerente de Infrações de Trânsito da Emdurb, Gustavo Cardoso

Integração

O aplicativo é a última etapa da implantação do estacionamento rotativo digital de Bauru. Em agosto deste ano, conforme o JC divulgou, a Emdurb instituiu o talonário eletrônico para emissão de multas, em que os agentes do Grupo de Operações de Trânsito (GOT) utilizam o celular.

Como não há mais necessidade de controle por meio de uso de talão no painel do carro, eles posicionam a câmera do celular em direção às placas, com leitura por OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres), para verificar se um veículo está ou não estacionado regularmente. Além disso, podem anexar fotos e até filmagens à autuação, com a inclusão automática, pelo próprio software, de dados como local, data e horário da infração.

Ainda em agosto, foi instituído o pagamento do estacionamento por meio de dinheiro, cartão de débito e crédito junto aos orientadores de trânsito. Em vez do talonário convencional, o motorista pode optar por receber apenas um comprovante, que não precisa ser colocado dentro do carro.

Veja Como Proceder ………………….. LINK