Quais são os motivos para sujarem meu nome no SERASA, SPC e SCPC?

DICAS UTEIS – QUAIS SÃO OS MOTIVOS PARA SUJAREM MEU NOME NO SERASA, SPC E SCPC?

QUAIS SÃO OS MOTIVOS PARA SUJAREM MEU NOME NO SERASA, SPC E SCPC?

A MAIORIA DAS PESSOAS ACREDITAM QUE TODAS AS DÍVIDAS DE LOJA E CREDIÁRIO SÃO REGISTRADAS NO SPC E SCPC (BOA VISTA) ENQUANTO QUE AS DÍVIDAS BANCÁRIAS SÃO REGISTRADAS SOMENTE NO SERASA.

Na verdade, não existe uma divisão concreta. A empresa negativará seu devedor na base em que ela tiver contrato. Sendo assim, você pode ser negativado somente em uma das bases ou em todas, dependendo de sua empresa credora.

Geralmente, quanto maior o porte da empresa, maior a probabilidade de que ela tenha contrato com mais órgãos de proteção ao crédito (SPC,SCPC e SERASA).

Enfim, seu nome só poderá ser negativado por causa de 4 tipo de dívidas:

1- Débitos Vencidos: As empresas costumam aguardar 60 dias da data de vencimento para incluir o débito, porque a negativação também gera custos para a empresa. Porém, à partir da data de vencimento, se não constar o pagamento, o débito já pode ser incluído. Por isso é sempre bom estar atento quanto as datas de vencimentos de suas dívidas, pois no caso de uma empresa menos tolerante, você pode acabar negativado por descuido.

2- Títulos Protestados: É um documento registrado em cartório que comprova sua dívida. O cartório vai e registra esse débito nos órgãos de proteção ao crédito. Para pagar você precisa resgatá-lo no cartório. Os títulos protestadospodem ser duplicatas, notas promissórias, carnês, contratos de aluguel e etc..

3- Cheques Devolvidos (CCF – Cadastro de emitentes de Cheques sem Fundos): Os cheques devolvidos ficam registrados no Banco Central, que divide a informação para os órgãos de Proteção ao Crédito.

4- Ações Judiciais: execuções fiscais, títulos judiciais e extrajudiciais, busca e apreensão de bens, concordatas e falências poderão servir para negativações nas bases.

Esteja sempre atendo quando ás datas de pagamentos e planejamento financeiro. Consulte periodicamente seu CPF ou CNPJ.