Prefeitura quer descentralizar decoração natalina neste ano.

Executivo estima gastar R$ 1 milhão; primeira licitação, entretanto, terminou fracassada.

A Prefeitura de Bauru quer descentralizar a decoração de Natal neste ano e espalhar os adornos por seis pontos da cidade. Contudo, a primeira licitação aberta nesse sentido terminou fracassada.

Segundo o Executivo bauruense, a primeira colocada não conseguiu provar a capacidade técnica do responsável, a segunda não alcançou o preço e as outras duas empresas não apresentaram proposta comercial.

O edital havia sido publicado no Diário Oficial no fim de julho e, agora, foi reaberto nesta terça-feira (6). Conforme o JC apurou, o município pretende gastar cerca de R$ 1 milhão para locar iluminação e decoração cenográfica com temática natalina. Entre as exigências, está a instalação de uma árvore luminosa de, ao menos, 15 metros de altura na Zona Sul da cidade.

Diferentemente do que ocorreu em anos anteriores, para as festividades do fim de 2022, a intenção é enfeitar seis pontos com recursos do município: Calçadão da Batista de Carvalho, Praça Machado de Mello, Praça Rui Barbosa, Parque Vitória Régia, Praça do Avião e avenida Marcos de Paula Raphael.

Além destes endereços, o edital de licitação prevê a ornamentação de um caminhão-palco itinerante pertencente à prefeitura.

Todas as informações foram publicadas no Diário Oficial de 28 de julho. Além da locação da iluminação e dos adornos, a empresa a ser contratada, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Economia, Turismo e Renda (Sedecon), será responsável pelo transporte, montagem, instalação, manutenção e desmontagem das estruturas. Todas as decorações deverão ficar prontas até 15 de novembro.

No Calçadão, por exemplo, serão colocados cordões, estrelas e cometas em LED. Já na Praça Machado de Mello, além destes enfeites luminosos, haverá presépio, coreto e pinheiro com 4,5 metros de altura.

Na Praça Rui Barbosa, o coreto receberá cascata, estrelas e cordões de LED, além de laço de veludo. Na fonte deste espaço público, serão instalados letreiros de ‘Boas Festas’ com 8 metros de largura e arco de estrelas com 3,4 metros de altura.

VITÓRIA RÉGIA

No Parque Vitória Régia, o pátio que fica ao lado do anfiteatro será decorado com Papai Noel de 2,7 metros de altura, esculturas de Mamãe Noel e de ajudantes do Bom Velhinho, bem como Papai Noel com rosto vazado para fotos. Também serão acrescentadas caixas de presentes, pirulitos, girassóis, bengala, trenó e renas feitos em fibra de vidro; casa em formato da bota do Noel com 4,5 metros de altura; luminoso em forma de bola de Natal com altura de 14 metros; e árvore de Natal luminosa com 10,7 metros.

Ainda no Vitória, na altura da alça de acesso à rua Antônio Garcia, será montado um presépio, com coreto, arcos de estrelas, além de urso polar, Papai Noel, ajudantes, caixas de presentes e bengala decorativa em fibra de vidro, e portal em formato de coração com 3 metros de altura, entre outros adornos.

Já a Praça do Avião, localizada na Zona Sul, ganhará uma árvore de Natal luminosa gigante, com, no mínimo, 15 metros de altura. Na avenida Marcos de Paula Raphael, no Mary Dota, a decoração será com estrelas e cordões de LED.

Também será ornamentado o caminhão-palco itinerante da prefeitura, com mangueiras de LED, caixas de presente, ajudantes de Papai Noel e bengala feitos em fibra de vidro, poltrona do Bom Velhinho e árvore de Natal de, ao menos, 2 metros.

No edital, a prefeitura informa que, com a realização destes investimentos, a expectativa é incrementar em, no mínimo, 10% o volume de compras neste fim de ano, na comparação com dezembro de 2021, e em 30% o número de visitantes, diante da atratividade que a cidade despertará. Afirma, contudo, que estas são apenas projeções, já que não existem registros de investimentos deste porte, anteriormente, para as festas de fim de ano em Bauru.

Fonte: JCNet
Foto: Thayna Polin/Prefeitura de Bauru