Já no 4º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 2,2% em relação ao 3° trimestre.
22 de janeiro de 2018 – Em 2017 o número de novas empresas cresceu 13,6% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Contudo, no 4º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 2,2% em relação ao 3° trimestre.
Fonte: Boa Vista SCPC
Forma jurídica
Na classificação por forma jurídica, a variação acumulada no ano mostrou que as MEIs (Microempreendedor Individual) continuam com papel de destaque, crescendo 19,1% em 2017, enquanto as Microempresas (MEs) apresentaram variação de 6,8%. Já os demais tipos de empresa caíram 12,8%, mantida a base de comparação.
Já em termos de composição, no resultado acumulado do ano as MEIs representam 75,5%, enquanto as MEs participam com 16,8% do total. Já as demais categorias de empresas correspondem a um percentual de 7,8% dos casos.
Fonte: Boa Vista SCPC
Setores
Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de Serviços atingiu 55,9% de representatividade no ano de 2017, estando levemente maior que os 55,6% observados em 2016. O Comércio teve crescimento em sua participação, registrando 35,1%, um ganho de 1,3 p.p. em relação a 2016. Já o setor Industrial perdeu espaço, passando de 9,9% para 7,9% dos casos no período, enquanto o setor Rural teve participação de 1,2% no final de 2017.
Fonte: Boa Vista SCPC
Regiões
Em comparação com 2016, todas as regiões registraram alta, como pode ser visto no gráfico 4. As regiões Centro-Oeste (18,6%) e Sul (17,1%) foram as que mais cresceram no número de novas empresas nos valores acumulados para 2017. No mesmo sentido, houve avanço nas regiões Norte (15,1%), Sudeste (12,8%) e Nordeste (10,2%).
Fonte: Boa Vista SCPC
Metodologia
O levantamento foi realizado pela Boa Vista SCPC a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.
SOBRE A BOA VISTA SCPC
A Boa Vista SCPC é a gigante do segmento de inteligência analítica sobre consumidores e empresas.
Com mais de 60 anos de atuação e reconhecimento nos serviços prestados, desde a origem do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), é referência em soluções de crédito, score, marketing, gestão de riscos e fraudes entre outros serviços que estimulam a rentabilidade das empresas.
Um dos grandes diferenciais da Boa Vista SCPC é a transformação de dados de pessoas físicas e jurídicas em informações inteligentes para o mercado. Para isso, combina tecnologia e inovação, criando soluções analíticas que dão segurança nas avaliações de crédito e decisões de negócios.
A Boa Vista é pioneira em iniciativas marcantes para o consumidor brasileiro. Entre elas se destacam as campanhas de renegociação de dívidas, a autoconsulta gratuita de CPF pela internet e o monitoramento para proteção a fraudes. Além disso, a Boa Vista também inovou ao informar o score, uma pontuação que permite avaliar se o consumidor é ou não um bom pagador, hoje, disponível gratuitamente pela internet em www.consumidorpositivo.com.br.
A Boa Vista SCPC é precursora do Cadastro Positivo, que apresenta às empresas credoras o histórico de pagamentos honrados pelos consumidores, aumentando suas chances de conseguirem crédito no mercado.
Todas essas inovações reforçam a liderança da Boa Vista em serviços ao consumidor e em ser a parceira ideal nas decisões de negócios e em todo o ciclo de crédito.