11/10/2017
Fé e tradição nos 300 anos da Padroeira do Brasil
Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Bauru, espera milhares de fiéis com ampla programação; confira também o que abre e fecha no ‘feriadão’
Reprodução |
O dia de Nossa Senhora terá missas na igreja dedicada a ela às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h e 18h |
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Centro de Bauru, deve receber milhares neste feriado. E, em 2017, a data ganha significado ainda mais especial. A imagem da santa foi encontrada por três pescadores no Rio Paraíba do Sul em 1717, portanto completa 300 anos. Em função do “feriadão”, a rotina da cidade será alterada (veja no quadro no final).
Em todo o Brasil, fiéis vão celebrar a data, incluindo muitos romeiros que seguem para Aparecida, no Vale do Paraíba. Em Bauru, o dia de Nossa Senhora terá missas na igreja dedicada a ela às 6h, 8h, 10h, 12h, 15h e 18h.
Na missa das 12h, chegará a carreata que vai sair uma hora antes da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Vista Alegre, tradição que se repete todos os anos. E na missa das 18h, está prevista a procissão, passando por ruas próximas ao Santuário de N.S. Aparecida. Uma tenda foi montada em frente à igreja para abrigar os fiéis nas missas, inclusive com telão, para que todos possam acompanhar as celebrações.
A data que comemora a Padroeira terá ainda quermesse durante todo o dia, no salão ao lado da igreja. A festividade continua na sexta, sábado e domingo, à noite.
SERVIÇO
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida fica na Praça Washington Luiz, no Centro.
Papa manda Rosa de Ouro a Aparecida
Hiago Leon/Santuário Nacional de Aparecida |
Representante do papa entregou Rosa de Ouro ao arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes |
O papa Francisco enviou ao Santuário Nacional, em Aparecida, a Rosa de Ouro, honraria que representa uma particular estima por cidades, pessoas ou santuários reconhecidos como centros de grande devoção. O presente foi trazido do Vaticano pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, que será o representante do pontífice nas festividades dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida por pescadores, no rio Paraíba do Sul.
A Rosa de Ouro foi entregue oficialmente em um missa, na Basílica de Aparecida, celebrada na noite desta segunda, dia 9.
“Com grande alegria estou retornando a Aparecida. Já estive aqui por ocasião da 5ª Conferência do Episcopado Latino Americano. O que mais me impressionou foi a grande quantidade de peregrinos que vem ao Santuário. Retorno com particular alegria, pois vou representar o papa Francisco. O santo padre que envia uma Rosa de Ouro como símbolo de seu amor à Nossa Senhora, assim como seu afeto ao povo brasileiro”, disse o cardeal italiano, que presidirá a missa solene do dia 12 de outubro, às 9h30.
A Rosa de Ouro pesa cerca de um quilo e mede aproximadamente 50 centímetros. O presente costuma ser entregue apenas uma vez por ano, com exceção deste ano, já que o papa Francisco já tinha presenteado o Santuário de Fátima com a insígnia.
Segundo a assessoria de imprensa do Santuário Nacional de Aparecida, a primeira referência a este sinal foi encontrada em um documento de 1049, emitida pelo papa Leão 9.
Naquela época, a Rosa de Ouro era abençoada no quarto domingo da Quaresma mas, após o Concílio Vaticano 2º, em dezembro de 1961, a entrega do símbolo passou a ser mais rara.
Esta foi a terceira vez que o Santuário Nacional foi presenteado por um papa com uma Rosa de Ouro. A primeira vez foi em 1967, pelo papa Paulo 6º. Em 2007, o papa Bento 16 entregou o presente pessoalmente, quando esteve no Brasil. As rosas de ouro estão expostas ao público no Museu Nossa Senhora Aparecida.