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Após boas vendas de Natal, comércio terá saldões com até 70% de desconto

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Temporada de liquidações nas lojas começará nos primeiros dias de janeiro, com ofertas e condições especiais de pagamento

Passado o período de boas vendas de Natal e ainda com a tradicional movimentação para a troca de presentes nesta semana (leia mais abaixo e veja os horários de funcionamento no quadro ao lado), o comércio de Bauru já se prepara para iniciar, logo nos primeiros dias de janeiro, suas superpromoções para queima de estoque, com descontos que podem chegar a 70%. O Bota-Fora do comércio central, por exemplo, começa na quinta-feira (6) da semana que vem e segue até sábado (8), com ofertas dentro deste percentual e condições facilitadas de pagamento.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bauru, a maioria dos comerciantes colocará seus produtos na calçada com descontos de 50% a 70% para pagamentos à vista. Será possível encontrar, ainda, boas ofertas, a partir de 30%, também para compras a prazo. Na região central, alguns estabelecimentos farão parcelamentos em até 10 vezes.

“O período coincide com o quinto dia útil e pagamento de salários. Vai ser muito bom para o comerciante e para o consumidor, que já conhece essa tradição do Bota-Fora e se prepara para gastar neste período”, frisa o consultor jurídico da CDL, Elion Pontechelle Junior.

Já o Saldão de Natal do Bauru Shopping será realizado de 5 a 9 de janeiro, com lojas vendendo seus produtos com até 70%. Assim como na região central, os descontos maiores são ofertados em compras à vista, sendo possível encontrar boas oportunidades também em transações a prazo, com parcelamento em até seis vezes.

“Algumas lojas já estão começando suas liquidações antecipadamente. Então, antes da virada do ano, o consumidor já consegue encontrar alguns descontos”, comenta o gerente-geral do empreendimento, Ivan Mouta. O Boulevard Shopping também promoverá sua tradicional LiquidaMania, mas ainda não definiu a data e os descontos que serão ofertados.

EXPECTATIVAS

A temporada de liquidações ajuda a manter o movimento de consumidores em alta, o que amplia o caixa das lojas para renovação dos estoques. E as expectativas de vendas são as melhores, considerando que os resultados registrados neste fim do ano superaram as projeções feitas pelos lojistas. “Esperávamos um aumento de 9% nas vendas em relação ao Natal de 2019. Ainda não temos os números fechados de dezembro, mas já sabemos que o crescimento foi maior do que isso”, acrescenta Pontechelle Junior.

O balanço do mês de dezembro também não foi encerrado no Bauru Shopping, mas Ivan Mouta diz já ser possível afirmar que os resultados foram superiores aos de 2019, antes da pandemia. “Não temos dúvidas disso, até pelo volume de veículos e pessoas que circularam pelo shopping no período”, frisa.

Troca de presentes mantém a movimentação ‘aquecida’

O primeiro dia de funcionamento do comércio após o feriado de Natal foi marcado por boa movimentação de consumidores, que aproveitaram a segunda-feira (27) para trocar o presente que não serviu, era repetido ou não agradou como deveria. Visitando um estabelecimento e outro, muitos, inclusive, acabaram fazendo novas aquisições, o que manteve as vendas “aquecidas” no Calçadão da Batista de Carvalho e nos dois shoppings de Bauru, antes mesmo das liquidações de janeiro.

Foi o que fez a auxiliar administrativa Brígida Ferreira Ruiz, 42 anos. Ela foi ao Calçadão para trocar um par de sapatos que deu ao pai e ficou apertado, além de uma sandália para o filho, que ficou folgada no pé. “Vim com minha mãe e aproveitei para comprar um presente de Natal para ela também, porque não tinha dado nada”, conta.

Foi o que fez a auxiliar administrativa Brígida Ferreira Ruiz, 42 anos. Ela foi ao Calçadão para trocar um par de sapatos que deu ao pai e ficou apertado, além de uma sandália para o filho, que ficou folgada no pé. “Vim com minha mãe e aproveitei para comprar um presente de Natal para ela também, porque não tinha dado nada”, conta.

Assim como no Calçadão, o fluxo de consumidores também foi significativo nos dois shoppings. Segundo Ivan Mouta, gerente-geral do Bauru Shopping, o primeiro dia de funcionamento das lojas após o Natal é representativo não apenas para a troca de presentes, mas também para a efetivação de novas vendas. “Muitas pessoas estão em férias, recebendo familiares e aproveitam para passear no shopping, ir ao cinema ou na praça de alimentação. É uma semana que movimenta bastante o comércio”, frisa.

Gerente de marketing do Boulevard Shopping Bauru, Guilhermy Lodi também reforça que esta semana é positiva para os lojistas, inclusive para venda de roupas, calçados e acessórios para o Réveillon. “E nossas lojas já estão com as vitrines preparadas para a data”, ressalta.

Substituição de produtos sem defeito não é obrigatória

Muitos consumidores podem não saber, mas a troca de produtos sem defeito comprados em lojas físicas não é obrigatória e sim uma gentileza dos estabelecimentos, que facilitam este tipo de trâmite até mesmo para fidelizar clientes. Quem explica a regra é a coordenadora do Núcleo Regional do Procon, Valéria Cunha.

Muitos consumidores podem não saber, mas a troca de produtos sem defeito comprados em lojas físicas não é obrigatória e sim uma gentileza dos estabelecimentos, que facilitam este tipo de trâmite até mesmo para fidelizar clientes. Quem explica a regra é a coordenadora do Núcleo Regional do Procon, Valéria Cunha.

Já quando o produto apresenta defeito, os consumidores têm prazo de 90 dias para reclamar junto ao fornecedor, em caso de produtos duráveis (como roupas, eletrodomésticos e celulares), e 30 dias para itens não duráveis (como bebidas e alimentos). A partir da data da queixa, a empresa tem até 30 dias para providenciar o reparo. Se isso não for possível, terá de substituir o item ou devolver o valor da compra.

Já para as transações realizadas pela Internet, o consumidor pode desistir até sete dias depois do recebimento da mercadoria, com direito à devolução da quantia paga. A desistência é garantida mesmo que o produto não tenha apresentado qualquer problema. Já a possibilidade de troca é facultada aos fornecedores.

Por Tisa Moraes
Foto Malavolta Jr.
JCNet