Bauru passará a ter BO social
Notícias

Bauru passará a ter ‘BO social’

747Visualiazação

Foi anunciado, na manhã desta quarta-feira (27), na sede do Comando de Policiamento do Interior 4 (CPI-4), a implantação do Sistema Órion em Bauru. O evento reuniu diversas instituições ligadas à segurança pública e à assistência social, entre outros segmentos.

O Órion é uma rede que envolve vários órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Nesse sistema, quando a Polícia Militar (PM) registra um boletim de ocorrência (BO) com demanda social (criança em situação de risco, desentendimento familiar, idoso em situação de abandono), é gerado o chamado boletim social, que é direcionado às entidades aptas a fornecerem as soluções específicas para cada caso.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Bauru, o sistema, que já está implantado em outras cidades da região, como Jaú, Pederneiras e Barra Bonita, não gera custos ao município. A capacitação para implantação do Órion começa no próximo dia 5 de dezembro.

“Em nome do prefeito Gazzetta, posso dizer que a prefeitura dará todo o apoio necessário para a referida implementação do sistema e capacitação dos servidores para este fim”, disse a corregedora-geral do município, Andrea Salcedo, que representou a prefeitura juntamente com o secretário municipal de Bem-Estar Social, José Carlos Fernandes.

ÓRION

O Sistema Órion foi criado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o intuito de integrar os órgãos de segurança pública e de assistência social, saúde, conselhos tutelares, Poder Judiciário, Ministério Público e instituições de proteção às mulheres nos casos de pessoas em situações de vulnerabilidade social.

Hoje, a Polícia Militar, por meio do atendimento gerado pelo telefone de emergência 190, catalisa uma pluralidade de demandas, inclusive de cunho não criminal e que requerem soluções adequadas de diferentes órgãos, como, por exemplo, as ocorrências de assistência social.

Ao integrar diferentes instituições, o Órion direciona esses casos às entidades.