SPC e Serasa promovem ações para limpar o nome de inadimplentes

Objetivo é oferecer facilidades para pagamento de dívidas antes do fim do ano

Segundo Elion Pontechelle Júnior, a CDL intensificará campanha agora, na segunda quinzena de novembro.

Consumidores inadimplentes ganharam uma nova oportunidade para negociar dívidas e tirar o nome dos cadastros de restrição de crédito. Assim como ocorre em todo final de ano, a Serasa deu início, na semana passada, ao seu Super Feirão Limpa Nome, disponibilizado de maneira on-line em Bauru para que clientes negativados possam sanar suas pendências financeiras.

Da mesma forma, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Bauru também intensificará, a partir desta semana, suas negociações junto aos consumidores com dívidas em atraso. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), somente na cidade são mais de 35 mil devedores inscritos no cadastro, que acumulam uma dívida de R$ 46,373 milhões.

Pelo Feirão da Serasa, podem ser negociadas dívidas com grandes empresas associadas ao serviço, como o Itaú, Bradesco, Pernambucanas, Magazine Luiza, NET, Claro e Embratel. A lista completa pode ser consultada em http://www.serasaconsumidor.com.br/feirao, mesmo endereço eletrônico que deve ser acessado para a renegociação das dívidas.

Segundo a Serasa, as transações são feitas com segurança e de forma gratuita, diretamente com as empresas credoras, nas 24 horas do dia, até 26 de novembro. “Elas estão dispostas a oferecer boas propostas, mas o consumidor também pode apresentar alternativas que realmente caibam no seu bolso para se livrar da inadimplência”, diz o gerente de recuperação de crédito da Serasa, Raphael Salmi.

Após preencher o cadastro no site, o interessado será direcionado a uma página onde estarão listadas todas as dívidas que constam na base de dados da Serasa. Nas que estiverem vinculadas às empresas participantes, serão apresentados os canais de atendimento disponíveis, como telefones, e-mail e chat, por onde o consumidor poderá entrar em contato para negociar possíveis descontos e condições de pagamento diferenciadas.

“Cada empresa oferece uma proposta individualizada, com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo. A oportunidade de o consumidor negociar uma dívida diretamente com o credor aumenta as chances de um acordo mais satisfatório”, explica Salmi.

FACILIDADES

Já o SPC, a que centenas de lojas bauruenses estão vinculadas, intensificará sua campanha na segunda quinzena de novembro, portanto a partir desta semana, momento em que muitos trabalhadores começam a receber parcela antecipada do 13º salário. De acordo com o assessor de imprensa e advogado da CDL, Elion Pontechelle Júnior, o objetivo é aproveitar o momento para oferecer facilidades para pagamento das dívidas atrasadas aos consumidores que querem limpar o nome antes do final do ano.

“Muitos lojistas cortaram juros, outros estão dando descontos até mesmo sobre o valor principal, além de prazos estendidos para parcelamento. No mesmo momento em que o devedor fecha o acordo e paga a primeira parcela, já tira o nome do cadastro e fica apto a fazer novas compras”, comenta.

Ele explica que a CDL está em campanha para a regularização de débitos desde o início do segundo semestre, contatando os consumidores inadimplentes por meio de sua empresa de cobrança. Os devedores interessados em negociar devem comparecer à sede da entidade, que fica na rua Bandeirantes, 4-7, no Centro

Baixar Arquivo