Período da Copa do Mundo Cuidado Redobrado com os Documentos

Quem perder ou tiver um documento roubado, pode recorrer a um serviço gratuito da Boa Vista SCPC, que comunica o uso indevido e assim ajuda a prevenir golpes ou fraudes

12 de junho de 2018 –

Que o futebol mexe com a emoção das pessoas, especialmente dos brasileiros, isso não é novidade, mas quando a Seleção Brasileira entra em campo a euforia é ainda maior. As emoções ficam à flor da pele e, neste momento de vibração, no qual ansiedade, alegria e nervosismo se juntam, há quem acabe se descuidando das coisas a sua volta, e isso inclui bolsas, carteiras e demais pertences de valor que se perdidos ou roubados dão muita dor de cabeça. Por isso, nesta contagem regressiva para a estreia do Brasil na Copa da Rússia, no dia 17 de junho, às 15h, contra a Suíça, a Boa Vista SCPC tem algumas dicas que podem ajudar a deixar as comemorações mais seguras, e ao mesmo tempo, colaborar com quem, por ventura, venha a ter algum problema do tipo.

Primeira dica: evite sair de casa com documentos que não serão necessários nos dias em for assistir aos jogos da Seleção Brasileira. Por exemplo, levar na bolsa, mochila ou carteira mais de um documento de identificação, como RG, CNH ou CPF, Título de Eleitor, e até mesmo Carteira de Trabalho é um erro, pois se acontecer de perde-los ou ter os pertences furtados, terá muito trabalho para cancelá-los e fazer novos, além de ter despesas com taxas para nova emissão dos documentos.

Segunda dica: para quem usa cheques, o recomendado é levar consigo uma ou duas folhas, e não mais que isso, pois havendo o roubo ou a perda, será mais fácil comunicar quais foram as folhas, do que o talão todo. Neste caso, há ainda o risco de as folhas serem compensadas indevidamente. O mesmo cuidado vale para quem tem mais de um cartão de crédito. Ande apenas com aquele que de fato irá usar. Os demais, deixe em casa devidamente guardados.

Terceira dica: em caso de perda ou roubo de documentos, em qualquer região do país, é imprescindível fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e, em seguida, o registro de um alerta no SOS Cheques e Documentos, um serviço de utilidade pública e totalmente gratuito mantido pela Boa Vista SCPC para prevenir fraudes ou golpes. Com essa medida prática e rápida, em caso de uma tentativa de uso indevido do documento para realização de uma compra, um sinal de alerta será enviado ao lojista para que analise com mais cautela o pedido. O consumidor pode utilizar este serviço gratuito acessando o portal www.consumidorpositivo.com.br.

“O SOS Cheques e Documentos é uma segurança tanto para os cidadãos quanto para as empresas, já que um alerta é disparado pelo sistema da Boa Vista no momento em que algum credor faz a consulta do número do documento ou do cheque apresentado. Como o serviço repassa a informação de que tal documento foi roubado ou extraviado, o credor consegue evitar a venda a uma pessoa mal-intencionada”, explica o superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista, Pablo Nemirovsky.

Para ter acesso ao SOS Cheques e Documentos é preciso fazer um cadastro simples e gratuito no portal www.consumidorpositivo.com.br. Concluída esta etapa, no menu “Para Você” é só escolher a opção “Informar Documentos Roubados”, e seguir o passo a passo.

Quarta dica: além do alerta no SOS Cheques e Documentos comunique ao banco, no caso do roubo ou extravio de cartões de débito ou talão/folha de cheques, bem como à empresa de cartão de crédito.

Quinta dica: Segundo Nemirovsky, outros cuidados podem ajudar a minimizar a dor de cabeça, como evitar deixar bolsa, carteira e celular dentro do carro ou expostos em cima de mesas de bares e restaurantes, e manter os documentos e cheques junto ao corpo. Assim, em caso de aglomeração, não se corre o risco de algo sumir sem que alguém perceba.

SOBRE A BOA VISTA SCPC

www.boavistascpc.com.br